Comemoração

Hospital em Araruama completa 20 anos e anuncia novo Centro de Trauma

A unidade ganhará um novo centro de trauma e mais sete leitos

O hospital atualmente conta com 83 leitos
O hospital atualmente conta com 83 leitos |  Foto: Divulgação
 

O Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, nessa sexta-feira (25) completou 20 anos. A unidade ganhará um novo centro de trauma e mais sete leitos de tratamento intensivo. 

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, durante as comemorações de aniversário, que é referência em urgência e emergência em trauma para nove municípios da Região dos Lagos.

Em duas décadas, o Hospital Estadual Roberto Chabo realizou aproximadamente 200 mil atendimentos e 48 mil internações. Apenas no ano passado, foram 2.437 cirurgias. 

O hospital, que conta com 83 leitos, sendo nove de UTI, realiza ainda cerca de 20 mil exames laboratoriais por mês.  

"Esta unidade tem um papel fundamental para o atendimento da média e alta complexidade na região. Apesar desta ser uma região turística do estado e que está se reerguendo por conta do maior aporte de recursos que vem recebendo, é uma região muito carente de recursos de saúde. Estamos ampliando o hospital, que ganhará um centro de trauma, importantíssimo para essa região, e mais leitos de UTI", diz o secretário de Estado Saúde, Alexandre Chieppe.

Na próxima semana, a equipe técnica da SES já inicia o projeto de ampliação da unidade para que a obra seja orçada e licitada. 

O diretor-geral do Roberto Chabo, Renato Corredeira, agradeceu a dedicação de todos os profissionais da unidade:

"Estamos comemorando 20 anos de fundação, com mais de 200 mil atendimentos realizados. Seguimos o protocolo deixado pelo médico Roberto Chabo, que é o de atender o paciente com humanização. Avançamos muito nos últimos anos e vamos avançar ainda mais sempre buscando um atendimento de excelência", disse Corredeira.

Filha do médico que dá nome ao hospital, Izabel Chabo participou da celebração:

"Estou muito grata e feliz em estar aqui. Vejo que o hospital cresceu e vem atendendo as pessoas com muito carinho e amor. Estou muito emocionada. Meu pai sempre defendeu um atendimento digno ao paciente, com muito amor, sorriso e empatia. Estou vendo isso aqui. Só tenho a agradecer", disse Izabel Chabo. 

O hospital  conta com um ambulatório de pós-operatório. No setor,  os pacientes são reavaliados por neurocirurgião, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, intensivista, cirurgião plástico, oftalmologista, bucomaxilofacial, cirurgião vascular e ortopedista.

Comemorações

A festa em comemoração aos 20 anos de fundação do hospital contou com apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros, homenagens aos funcionários que estão na unidade há 20 anos, sorteio de brindes para os colaboradores e almoço especial, com direito a bolo e o tradicional "Parabéns pra Você".

< Ministro da Educação é exonerado do cargo Niterói Vôlei perde em casa e se complica na luta por uma vaga na Superliga <